top of page

CHEGA AO FIM A TERCEIRA EDIÇÃO DO UFSMUN





Antes de comentar sobre o que aconteceu no último dia de UFSMUN no comitê do ensino médio, vamos relembrar os pontos mais altos do primeiro e segundo dia. No primeiro dia, a cúpula montou os pontos de sua agenda, com o objetivo de finalizá-la até a oitava sessão. Nesse mesmo dia houve uma calorosa discussão entre o delegado da Argentina e a delegada do Brasil, onde chamaram um ao outro de sem vergonha por entrar no assunto da economia de ambos países.

Já no segundo dia de UFSMUN, um dos pontos mais altos foi após a coletiva da imprensa, devido a resposta que o delegado canadense deu a jornalista, onde ocupou uma sessão inteira para que todos presentes no comitê conseguissem entrar em um consenso. Porém outro ponto alto do dia também foi a discussão para a resolução de crise, onde no fim nem todos os delegados saíram da sessão satisfeitos com o documento feito pela cúpula. Entretanto, antes do comitê entrar em crise, os delegados presentes criaram uma Organização para Proteção dos Povos Originários da Região Amazônica - OPPORA.

Já o terceiro e último dia de UFSMUN, a sexta sessão foi iniciada com a declaração do delegado canadense sobre a coletiva do dia anterior, onde ele afirma estar comprometido com as sanções discutidas e expostas na resolução da crise e também se compromete com os investimentos já confirmados nos acordos realizados neste comitê. Os delegados presentes durante esse último dia foram: Canadá, Estados Unidos da América, República Federativa do Brasil, República da Argentina, República da Colômbia, República Dominicana, Estados Unidos Mexicanos e a República da Costa Rica.

A sessão prosseguiu com o delegado da Argentina expressando sua vontade de excluir o tópico 3 da agenda, onde fala sobre educação, contudo todos os outros delegados presentes na cúpula discordaram com a fala do mesmo. Após muitos discursos a delegada do Brasil acusa que o delegado argentino só pensa em dinheiro e armas e nunca no direito desses povos. A delegada da Costa Rica apresenta para a cúpula o tratado "Pacto de São José da Costa Rica" em que todos os delegados presentes assinaram no ano de 1992.

Posteriormente, o delegado da Argentina voltou atrás se retratando que não era de sua vontade retirar o tópico 3 da agenda, somente editá-lo de uma maneira diferente. Contudo a discussão se mantém no mesmo tópico, onde o delegado da Colômbia acusa a Argentina não querer entrar com dinheiro e devido a isso, pede que se realmente for o caso, que o delegado argentino saia da sala. Já a delegada brasileira pede para que o delegado da Argentina pare de pensar somente no seu país e pense no comitê como um todo.

A oitava e última sessão do evento, é composta de inúmeras discussões com o objetivo de criar a proposta de resolução do comitê. A discussão que mais se destacou nessa sessão ocorreu após os delegados da Argentina, Colômbia e República Dominicana criarem o acordo trilateral, onde eles foram acusados de plágio pelos delegados do Estados Unidos e Canadá. O delegado estadunidense afirmou que esse acordo era um verdadeiro “Ctrl+C Ctrl+V” do acordo já criado por ele em conjunto com o delegado do Canadá. Entretanto, o delegado argentino apontou que esse acordo realmente foi usado como base, contudo não foi um “copia e cola”, a discussão teve fim com esse delegado se desculpando e justificando o erro de não ter avisado a delegação estadunidense antes.

A proposta de resolução desse comitê foi composta por 4 páginas e 7 tópicos resolvidos no total. Dentre eles consta uma sugestão de fiscalizar as empresas multinacionais, a previsão de investimentos na esfera educacional, o investimento internacional, investimentos na saúde, prevê a criação do OPPORA e o investimento em uma força tarefa atuante na República da Costa Rica. Apesar de todas as discussões, os dedos apontados, as acusações, o frequente desvio dos tópicos da agenda, e muitas outras coisas que aconteceram durante esses três dias, esse comitê teve sua proposta de resolução aprovada pela mesa dando a oportunidade de comemorar o sucesso feito por toda a cúpula. E pela última vez, nesse comitê, a imprensa agradece todos os delegados presentes nas sessões e afirma que foi uma honra poder cobrir os acontecimentos desse comitê.


Camila Milani

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page