Em retaliação, a China ameaça proibir a circulação de navios americanos em todo o território do MSC.
Nesta sexta-feira (05), foram identificados exercícios militares conjuntos, com forças dos EUA, Indonésia e Japão na região do mar do sul da China. Representantes dos países alegam que os treinamentos são para proteção de suas soberanias territoriais, já que a República Popular da China vem aumentando o número de instalações militares e de frotas de patrulha ao longo do território.
Em contrapartida, a China assegura que a patrulha tem viés securitário, e ameaça proibir quaisquer navios americanos que transitem na região.
China afunda navio pesqueiro de Brunei nas ilhas Spratly.
Em resposta, Estados Unidos, Indonésia e Singapura ameaçam fechar o Estreito de Malaca.
Após percepção do navio pesqueiro de Brunei em torno do território das ilhas Spratly, marcado por tensões e disputas territoriais entre os países da Cúpula do Leste Asiático, governo da República Chinesa manda afundá-lo sob pretexto de invasão da sua soberania territorial.
Em defesa de Brunei, os governos dos Estados Unidos da América, Indonésia e Singapura anunciam o provável fechamento do Estreito de Malaca, a fim de desestabilizar o comércio chinês. O Governo da China reafirma sua posição de trancamento de qualquer navegação
americana no mar do sul da China.
Fonte: Ana Júlia Freitas Gomes, Santa Maria - RS, 2022.
Comments