top of page

Primeira sessão da OEA é marcada pelo grande desinteresse dos países membros

Dos 15 Estados participantes, 7 se abstiveram do debate. Entre eles, o Brasil, país bastante importante para a sessão.


Hoje (27/11), o primeiro dia da II edição do UFSMUN iniciou com a cerimônia de abertura por volta das 14 horas. Nela, estavam presentes professores do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria, projetos parceiros, secretariado e a imprensa. A abertura iniciou pelos responsáveis do secretariado do evento agradecendo a presença de todos. Além disso, representantes de iniciativas parceiras tiveram espaço para fala. A mesma encerrou às 14h30. Após o cerimonial, se deu início à primeira sessão da Organização dos Estados Americanos.

Ao início da primeira sessão, as delegações fizeram seus discursos de apresentação. As que estavam presentes eram: Estados Unidos, República do Chile, República da Costa Rica, República do Peru, República Dominicana e República Oriental do Uruguai. Também, a representante Indígena Civil Rayane Xipaya teve espaço para fazer suas colocações. Sete delegações estiveram ausentes, entre elas o Brasil.

A reunião da Organização dos Estados Americanos iniciou com a discussão de agenda. O primeiro tópico a gerar debate foi o de demarcações de terras indígenas. A ausência de determinadas delegações dificultaram o andamento do debate. Assim, as delegações entraram em consenso para discutir a partir da legalidade dos direitos dos povos indígenas.

Apesar da ausência de delegações, os países presentes se esforçaram para desenvolver o debate. Chile e Peru foram destaques nas discussões.


Arthur Martins Santana, Letícia Almansa Klusener e Andreina Possan da Rosa


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page