O primeiro dia da terceira edição do UFSMUN teve início com a cerimônia de abertura por volta das 13 horas e teve seu término por volta das 14 horas. Após o cerimonial aconteceu o coffee break, onde havia inúmeras variedades de comidas deliciosas. Em pouco mais de 1 hora houve a passagem de regras, onde os delegados puderam tirar suas dúvidas em relação o comitê da organização dos Estados Americanos- Direitos dos povos originários da Floresta Amazônica.
Ao início da primeira sessão, cada delegação fez seu próprio discurso de apresentação. As delegações que estavam presentes eram: Canadá, Estados Unidos da América, República Federativa do Brasil, República da Argentina, República da Colômbia, República da Costa Rica, República Dominicana e Estados Unidos Mexicano. Todas as delegações estavam presentes na primeira sessão do dia e assim começou os discursos.
A reunião da OEA teve início com alguns discursos atacando a República da Colômbia, afirmando que a mesma não segue a constituição de seu país em questão ao direitos dos povos originários. A República Federativa do Brasil também foi atacada, as delegações restantes insinuaram que o Brasil fala sobre constituição dos outros países mas a de seu país não passa do papel. Também pediram que ele explicasse as ações de seu presidente, alegando que ele já havia dado depoimentos contra os povos indígenas, Brasil contrapõe afirmando que o assunto desse comitê não é sobre política e que estavam fugindo do tema principal do comitê.
Após a República da Argentina pedir pronunciamento do Canadá em relação a exploração com a mineração dos povos originários dentro de seu território, Canadá responde que ele não é culpado pela exploração e sim seu setor privado, ele afirma que está disposto a tentar resolver isso, porém não tem culpa dessa exploração. Depois desses pronunciamentos, ocorre a votação para um debate não remunerado para que eles possam criar a agenda, pouco tempo depois, realiza-se a leitura da mesma.
Assim, é iniciada a discussão sobre os tópicos da agenda. O delegado da Argentina, ao se dirigir para a delegada do Brasil após ela sugerir pontos que o uso de dinheiro seria necessário, o próprio questiona a delegada se não deveríamos nos preocupar com a economia após os anos pandêmicos que se passaram e complementa sua fala afirmando que o Brasil está sem verba e irá governar em baixo da ponte. Em resposta Brasil comenta que a Argentina não tem lugar de fala, afinal esse país já governa em baixo da ponte.
Finalizamos a segunda sessão com uma última fala em relação a primeira sessão, onde o delegado da Colômbia afirma que apesar do tema ser sobre os povos originários a economia está presente em tudo e por conta disso é necessário discutir sobre. Essa sessão foi mais tranquila, com discussões sobre propostas. As delegações que mais se destacaram nas duas sessões foram: A República da Argentina e a República Federativa do Brasil com sua calorosa discussão na primeira sessão.
Camila Milani
Comments